Pular para o conteúdo

Conheça o Zouk

maio 21, 2010
Professores de Zouk

Philip Miha e Fernanda Teixera - professores do Sampa Dança

O Zouk é um estilo musical que surgiu no Caribe. No Brasil, a dança começou a se popularizar no norte do país, principalmente em regiões como Pará e Amapá. Depois, o ritmo caiu nas graças do público brasileiro e começou a ser praticado em diversas regiões, inclusive, várias academias incluem aulas de Zouk em sua programação.

Zouk significa festa na língua nativa do Caribe. Aqui, ele é dançado de forma diferente de sua origem, com algumas influências de ritmos brasileiros, principalmente da lambada. Como música, uma das primeiras bandas a tocarem o ritmo no país foi a Brazouk, em 1999, na cidade de Belo Horizonte.

 Entre suas características principais, o Zouk possui um ritmo mais lento que a lambada, é conduzido pelo homem, é marcado por vários movimentos com a cabeça e os chamados cambrês, além de ser considerado uma dança bastante sensual. O ritmo possui algumas variações, além do tradicional, há também o Zouk Love, Flow, Revolution e o Soulzouk.

Para quem for participar do Sampa Dança, teremos várias oficinas de Zouk, tanto para profissionais quanto iniciantes ou intermediários durante os quatro dias do evento. Para quem não conhece a dança, recomendamos Zouk para iniciantes com Philip Miha e Fernanda Teixera no sábado, dia 04/06, a partir das 14h40. Miha é profissional de dança desde 1988 e organiza o Brasil Zouk Congress. Fernanda, além de ser vice-campeã do 5º Campeonato de Zouk 2006, também ministrou aulas no Congresso de Zouk em Barcelona, na Espanha.

2 Comentários leave one →
  1. Rogério permalink
    junho 11, 2010 8:29 AM

    Olá..só queria fazer uma correção para vc…
    a 1º banda a tocar zouk no Brasil foi a Le bal Masqué em meados de 1989 em sp!

    • sampadanca2010 permalink*
      junho 14, 2010 11:35 AM

      Olá Rogério, tudo bom?

      Obrigada pela correção, na verdade há diversos dados referente a primeira banda a tocar o ritmo no Brasil, colocamos a Brazouk, pois foi a mais citada em nossas pesquisas. Você tem alguma fonte dessa informação para complementarmos o texto da melhor forma?

      Abraços!

Deixe um comentário